Menu
 


Banner
O centro histórico de Liubliana, na Eslovênia
Publicado em: 26/02/2016

Chegamos à Eslovênia sem saber muito bem o que nos esperava. Claro que fizemos uma pesquisa prévia sobre as cidades e tal, mas a gente nunca tem certeza do que vai rolar. Mas fomos totalmente surpreendidos desta vez. E para o bem! Liubliana é uma cidade muito interessante e charmosa, lembrando inclusive outros lugares da Europa.

Até 1991 o país fazia parte da antiga Iugoslávia e entrou para a zona da Euro em 2007. Não sabemos ao certo se por essa abertura relativamente recente, mas o centro antigo está lotado de lojas e galerias, com marcas de luxo e populares.

Outra questão que pode estar relacionada ao passado político é a quantidade de jovens na rua. Impressiona grupos e mais grupos de adolescentes e pessoas com 20 e poucos anos caminhando ou tomando um café nos bares e restaurantes.

Fizemos um tour guiado pelo centro histórico da cidade (8 Euros por pessoa), mas o guia era bem fraquinho. Contou alguns fatos históricos, mostrou a prefeitura e a catedral, falou um pouco sobre o castelo e basicamente isso. Ele, inclusive, não conseguia responder algumas perguntas ou dava respostas super vagas.

Há uma quantidade bem grande de cafés, que lembram mais uma padaria do que qualquer outra coisa, e poucos restaurantes. Caminhamos bastante pelo centro e também por um bairro mais afastado, onde supostamente havia uma galeria de arte urbana a céu aberto, mas não é bem assim. O lugar chamado Metelkova é basicamente um terreno abandonado, com construções antigas e todas as paredes grafitadas. Nada além disso.


Comentários

First Class Bus • 26/02/2016 às 14:53
Olá Israel,
Qual cidade você está falando?
Israel Filho • 26/02/2016 às 09:13
Vocês vão passar por Brno?

Comentar