Menu
 


Banner
Quer economizar em uma passagem aérea? O segredo é planejamento
Publicado em: 16/03/2015

Existem vários macetes que podem ajudar a reduzir o custo de uma viagem. A passagem aérea, por exemplo, é uma boa aliada na hora de economizar, sobretudo porque em alguns casos ela sozinha representa uma boa parte dos gastos. É sempre bom planejar a viagem com antecedência, principalmente na hora de comprar o bilhete aéreo. Obviamente escolher períodos de baixa temporada já reduz o valor automaticamente, mas aos que não podem ter esse luxo, a palavra chave é planejamento.

A dica de comprar com antecedência é boa tanto na alta quanto na baixa temporada. Por algum motivo, que não sabemos exatamente qual, quando se abre um voo, os valores começam menores e vão subindo conforme vai sendo vendido. Se você deixar para comprar a passagem próxima à data da viagem, muito provavelmente irá pagar o dobro. Outra vantagem da antecedência é poder escolher o assento de sua preferência. Nós sempre optamos pelos lugares na parte da frente do avião, porque é onde a turbulência é um pouco menor.

Outro ponto importante é prestar atenção sobre a classe da tarifa, para saber o número de volumes e peso permitidos. Lembre-se: em alguns casos, se o valor é muito baixo, é bom desconfiar, porque pode ser que seja permitido levar apenas uma mala, e o custo de um volume extra pode sair mais caro do que a passagem. Outro ponto é que tarifas baixas na maioria das vezes não acumulam milhas, por isso, vale fazer outra conta para ver se o que você estiver pagando realmente vale a pena.

Os programas de milhagem são ótimos para quem viaja bastante. Uma dica: sempre dê preferência para os programas do seu banco ou do seu cartão de crédito, porque além de essas milhas não expirarem, existe a possibilidade de escolher entre companhias aéreas, já que os programas das próprias companhias deixam você amarrado, sem contar que os pontos costumam expirar em dois anos.

Agências de viagens
Por incrível que pareça comprar o ticket em uma agência de viagens pode ser vantajoso. Claro que sites de comparação de preços ajudam, sem contar a possibilidade de efetuar a compra diretamente na companhia que você vai voar, no entanto, ao menos para nós, conseguimos tarifas excelentes com uma agente de viagens. Sempre que escolhemos um destino, vamos até ela e fazemos a cotação. Por meio de uma série de sistemas interligados, a agente tem acesso a bilhetes que nem sempre aparecem em outras plataformas, sobretudo aqueles com preços super baixos. Confessamos que não sabemos se todas as agências de viagens são assim, mas para nós funciona muito bem e conseguimos economizar um bom dinheiro fazendo isso.

Um exemplo: quando fomos à Alemanha, a média de valor da passagem estava em torno de mil dólares pelos sites de busca, com pequenas variações. Com a nossa agente, conseguimos um bilhete por setecentos dólares, já com as taxas incluídas e a possibilidade de parcelar no cartão de crédito.

Por mais óbvio que seja a dica, pesquisar realmente é o melhor negócio, entretanto, o planejamento é mais importante ainda e esqueça a ideia de que agências de turismo cobram muito pelas passagens.


Comentários

Quênia Grob • 27/03/2015 às 21:51
Adorei a dica.

Comentar