Menu
 


Banner
Nossa passagem por Toledo, Baeza, Carmona e Ronda
Publicado em: 26/05/2015

baezasuldaespanha

Quando estamos planejando um roteiro temos por hábito pesquisar o número de habitantes de cada cidade, para termos uma ideia do tamanho e da duração da visita. E foi assim que colocamos algumas pequenas - e lindas - cidades medievais na nossa viagem pelo sul da Espanha. A vantagem é que, mesmo com pouco tempo, em lugares menores é mais fácil de se localizar e as pessoas costumam ser mais simpáticas e atenciosas, porque vivem exclusivamente do turismo.

A história das cidades do sul da Espanha são muito parecidas. Praticamente todas são da era romana, que na sequência foram dominadas pelos visigodos, que foram derrotados pelos muçulmanos, que foram derrotados pelos católicos. É um pouco estranho, mas é isso mesmo.

A herança romana é enorme, embora não tão conservada como em outros países. A parte muçulmana também é super presente e nos lembrou muito as medinas do Marrocos (clique aqui para ler sobre). Do período católico, sobraram os mosteiros, conventos, pequenas igrejas e catedrais.

Após pesquisarmos, escolhemos Toledo, Baeza, Carmona e Ronda para montar o nosso roteiro.

Toledo
A primeira coisa que vale falar é: o azar que tivemos ao visitar a cidade em uma segunda-feira e dar de cara com a casa de El Greco fechada. O artista viveu ali por muitos anos e a cidade respira sua arte. Além disso, é um lugar muito bonito, com uma catedral considerada uma verdadeira obra-prima. Por sorte, conseguimos visitar a Igreja de Santo Tomé, onde está o Enterro do Conde de Orgaz, uma das obras mais importantes de El Greco.

Como foi nosso primeiro dia fora de uma grande cidade, já sentimos na pele o problema da siesta e dos horários diferentes: por volta do meio-dia estávamos morrendo de fome, mas o almoço começa basicamente depois das 13 horas, daí fomos obrigados a comer um sanduíche para enganar o estômago e seguir viagem rumo a Baeza.

Baeza
É incrivelmente romântica! Pequena, bem preservada, com poucos turistas e patrimônio mundial da Unesco. O centro histórico é exemplo da arquitetura Renascentista. No entanto, chegar à cidade no meio da tarde dá a impressão de que ninguém vive ali. Graças à siesta, não havia uma alma viva nas ruas e, por sorte, o pessoal do hotel não para de trabalhar. Foi uma das menores cidades que visitamos e não há muito o que fazer além de dar uma volta no centro antigo, pelas pequenas ruas e seus labirintos sem fim. Por sorte, não nos perdemos nenhuma vez, mas é bom ficar esperto.

No final da rua do hotel onde ficamos hospedados, havia uma espécie de mirante de onde é possível observar um enorme vale verde com montanhas rochosas no fundo. Só pela vista já valeu a pena ficar por ali.

Carmona

carmonasuldaespanha carmonasuldaespanha
É uma cidade murada que fica no topo de uma montanha. A cidade foi construída ali por motivos estratégicos muito antes dos romanos chegarem. Para visitar, há a necrópolis, o teatro, o anfiteatro e os banhos romanos. O portão de entrada da cidade, que também é a entrada para o Alcazar (palácio), impressiona pela beleza e dimensões.

A informação turística está na entrada do Alcazar, e é bacana visitá-lo para se ter uma visão completa da cidade. Foi um dos lugares mais fáceis de visitarmos, pois existe uma rota turística marcada no chão indicando o caminho a ser percorrido e todos os pontos de interesse tinham um painel explicativo - o que é raro, ao menos nas cidades que visitamos.

Ronda
Está aí uma cidade que dá um pouco de medo de visitar. Construída literalmente em cima de uma rocha, dá a impressão de que tudo está meio pendurado e vai cair a qualquer momento. Tirando isso, é um lugar muito bonito, mas um pouco parecido com os demais: pequenas ruas, as heranças romanas e muçulmanas e por aí vai.

rondasuldaespanha


Comentários

2 Pra 2 Pra Lá • 29/05/2015 às 07:53
Oi Ludmila. Realmente não assistimos à série, mas de qualquer maneira os lugares são bem bonitos!
Ludmila • 27/05/2015 às 20:03
Gente, nem sei se vocês curtem Game of Thrones, mas eu acho que vocês passaram por lugares que foram locação da quinta temporada!!! #invejeiMASTER rs

Comentar