Menu
 


Banner
Restaurantes Tickets e Bodega 1900: a genialidade de Albert Adriá
Publicado em: 02/07/2015

azeitonaferranadria

Este talvez seja o post mais difícil que já escrevemos. O motivo: a experiência de jantar nos dois restaurantes de Albert Adriá foi algo difícil de explicar com palavras e dá a impressão que, por mais que a gente escreva, ainda vai ficar alguma coisa de fora. Mas vamos tentar . . . Um importante parêntese: além dos dois jantares, tivemos a sorte de encontrar o Ferran Adriá (irmão do Albert e um dos chefs mais famosos de toda a história) na rua, algo que jamais imaginamos. Seja pela emoção de estar diante dele, ou pelo efeito da garrafa de vinho, o Cesar fez uma coisa inédita: pediu para tirar uma foto e trocou algumas palavras com o chef, o que já valeu boa parte da viagem.

Tickets
Eleito o 42º melhor restaurante do mundo pela revista Restaurant, o Tickets é realmente um laboratório de experiências gastronômicas. A expectativa já começa pela reserva, feita quatro meses antes da viagem. Geralmente quando você vai a um lugar esperando ser incrível, acaba se decepcionando um pouco, mas não foi o caso. Claro que nem tudo foi perfeito: para um restaurante deste nível, faltam garçons que falem melhor inglês para realmente entender o que você está pedindo, mas não é um problema gigantesco. Prepara-se para gastar alguns bons Euros e também para comer muito bem, tanto em quantidade quanto em qualidade.

ticketsbarcelona ticketsbarcelona

Nos colocaram num balcão de frente para os chefs da estação de peixes, onde conseguimos ver a preparação de tudo o que saía dali. Uma coisa super bacana para quem gosta de culinária.

O jantar começou de maneira incrível, com um coquetel, passando por um sorvete de pistache salgado com miniarroz frito. Tudo com uma apresentação incrivelmente espetacular, nem parecia comida. A lista seguiu com as incríveis azeitonas que explodem na boca, atum, macarrão de cogumelos e um bife maturado por 45 dias. Tudo super bem preparado e saboroso.

O único problema realmente foi a comunicação: no início, falamos sobre as restrições de cada um (a Silvia, por exemplo, não come peixe), mas acreditamos que eles não entenderam muito bem, e acabaram mandando muitos pratos vegetarianos para a gente dividir. Num restaurante cuja conta vai chegar próximo dos 200 Euros para duas pessoas, acreditamos que a equipe precisa ser melhor treinada para entender efetivamente o que o cliente está dizendo ou pedindo, mas enfim.

bodega1900

Bodega 1900
Claro que a qualidade da comida é incrível, mas nossa experiência neste restaurante - considerado mais simples e muito mais barato do que o Tickets - de Albert Adriá foi muito boa graças à Angie, a garçonete que nos atendeu. Potiguar extremamente simpática, ela montou um menu-degustação por conta própria e nos mandou os pratos mais famosos e gostosos do restaurante, tudo devidamente bem explicado. Cada um deve ter comido umas dez tapas diferentes.

Os destaques: cavalinha curada, marisco escabeche, azeitona líquida, foie gras com uma consistência mais firme do que o normal e um hot dog de lula com molho alho e óleo servido com pão de brioche. Todos os pratos são muito saborosos e percebe-se uma grande criação e inovação na cozinha. Por mais que sejam apenas 11 dias na Espanha, tivemos uma boa noção do que é a tradição de algumas regiões, daí provar reinvenções ou reinterpretações de receitas clássicas foi incrível.

Durante o jantar nos divertimos muito com a Angie, que inclusive considera a croqueta da sogra mais gostosa do que a servida no restaurante.

ticketsbarcelona


Comentários

Este post ainda não recebeu nenhum comentário. Seja o primeiro!

Comentar